Você é uma pessoa branca e as vezes se incomoda com a luta anti-racista? Esse recado é pra você!

Você é uma pessoa branca e as vezes se incomoda com a luta anti-racista? Esse recado é pra você!

Por Viviana Santiago para o Palavra de Preta

Nessa vida de mulher negra militante sempre me encontro com pessoas brancas  aliadas e sempre existe uma postura em algumas delas que disfarçada de cuidado, na verdade tenta silenciar. Então se você é uma pessoa branca, que gosta de partilhar incômodos com o que você chama de exageros dos movimentos negros, por favor, leia esse texto, possivelmente estou falando sobre e para você.

.

Eu sou negra e sou mulher. Sou uma mulher negra de 36 anos e sempre fui negra. Então eu sei bem o que é o racismo, porque eu o senti na minha pele desde que eu lembro de mim. Denunciar o racismo e as práticas racistas, para mim nao é uma opção, é um imperativo ontológico. É daí que surge a possibilidade de resistir e re-existir.

Dito isso, eu gostaria de pedir a pessoas brancas que não se percebem racistas, que em meus textos no blog, postagens no facebook, artigos, conversas na esquina, que NÃO venham escrever : “ah, mas eu sou branque e nao faço/nunca fiz isso”. Se você é uma pessoa branca e não se reconhece racista, então não estou falando sobre você certo? certo. Mas não significa dizer que o que estou denunciando não seja verdade.Não significa dizer que o racismo não existe. Sou uma mulher cis e não transfóbica e não posso dizer por isso que a transfobia nao existe, por exemplo. Então uma sugestão seria que ao invés de tentar me fazer parecer histérica, ou hipersensível, você pudesse usar sua compreensão sobre não ser racista e denunciar o racismo, de pessoas, que são brancas como você e que são racistas; que você pudesse usar sua voz não para negar o racismo, mas para enfrentá-lo. Isso sim é ser uma pessoa aliada da questão racial.

Agora deixa eu colocar aqui uma reflexão: se você pessoa aliada da luta antirracista se ressente comigo e com outras pessoas negras, toda vez que denunciamos o racismo, então eu realmente acredito que talvez você devesse se revisitar um pouquinho mais, porque incômodo é a palavra que você ta escolhendo para nomear outra coisa

8 comentários em “Você é uma pessoa branca e as vezes se incomoda com a luta anti-racista? Esse recado é pra você!

  1. Sim, me incomoda essa fragilidade da branquitute sabe, que quer se proteger e não lidar com sentimentos desconfortáveis que quer ser sempre mais relevante mais do que a dor e batalha negra, e por isso segue invisibilizando ou minimizando a negritude em falas defensivas….

    Curtir

  2. Mⲟmmy and Daddу hugged the twins because it was getting
    time to ɡet to bed. ?Mommy thinks one оf the best tһing about God
    is he gve me these two little rascals and theyre the perfect thing in Mommy?s world.?
    She mentioned cuddling and tickling both boʏs.
    That was the kind of thing mommies at alll timeѕ say.
    Tһe giggled and hugged Mommy annd have been almost ready to go tߋ
    their bunk ƅeds wһen Lee saiɗ.

    Curtir

Deixe um comentário