10 frases racistas  que as mulheres negras escutam (ou denunciando o racismo e sendo acusada de mimimi)

10 frases racistas que as mulheres negras escutam (ou denunciando o racismo e sendo acusada de mimimi)

Por Viviana Santiago para o Palavra de Preta

Todos os dias mulheres negras nos mais variados lugares da vida em sociedade escutam coisas e lidam com situações que muitas vezes explicitas, outras  vezes disfarçadas  têm a intencionalidade de tentar encaixá-las em  um lugar de subalternidade, exotificação e desumanização, e o pior : espera das mulheres negras aceitação,  silêncio e resignação: à menor tentativa de reação por parte das mulheres, se inicia o jogo racista de desqualificar a crítica e esvaziar os argumentos com a acusação de hipersensibilidade e suscetibilidade;

Vamos pensar em 10 dessas afirmações  que escutamos e chamamos de racismo, (porque sim, são frases que expressam racismo) e fazemos um desafio: Leia até o final, identifique o racismo e use sua voz para enfrentá-lo;

1- Mas você tem os traços tão finos, nã0 precisa dizer que é negra- O primeiro que essa observação revela é uma visão completamente essencializada de ser negra, estereotipada mesmo que confina o ser negra a um estereótipo  e a uma unica maneira de ser para esse corpo negro, o segundo que revela é que na visão dessa pessoa ser negro é algo tão terrível, que só precisa assumir se for inevitável mesmo.

2-.Você está trabalhando/estudando/lendo… demais, porquê trabalha tanto? É incrível como o processo de desenvolvimento profissional, acadêmico, pessoal das mulheres negras é criticado, numa sociedade que demanda intensa especialização, já pararam pra se perguntar porque só é chocante, quando são as mulheres negras que vivenciam esse processo? Todas as pessoas têm um volume e entrega de trabalho, leituras, atualizações, mas somente quando mulheres negras desenvolvem essas práticas surge a censura social, que na verdade é a tentativa de barrar o acesso da mulher negra a espaços que demandam essas vivências, o movimento é de falso cuidado, porque a intenção é impedir acesso a conhecimento e oportunidades de crescimento pessoal, acadêmico e ou profissional.

3- Ela é uma negra muito esforçada- Todas as pessoas brancas são inteligentes, mas já reparou que ao falar do desempenho de pessoas negras sempre se utilizam da palavra esforçada? Como se a inteligência, a sagacidade não fossem características naturais de pessoas negras.

4- Ela é negra mas é tao bonita- Tá dito né? A intensa exposição e depois interiorização de um padrão de beleza eurocêntrico, faz cm que nao se entenda o rosto negro como uma possibilidade de beleza, e se é bonito então nao deve ser negro

5-Mas você é negra e não sabe sambar? Esse é o lugar das mulheres negras na sociedade, não se imagina outra contribuição do povo africano a essa  sociedade para além do samba, também revela que não se entende a possibilidade de unicidade, a individualidade de cada pessoa negra, o racismo nega essa possibilidade.

6- Você passa um cafezinho pra gente? Essa é clássica, sempre se espera que as mulheres negras ocupem esse lugar, da trabalhadora doméstica, da servente, mesmo quando essas não são suas ocupações formais. Não há um problema nesses postos de trabalho, o problema é o pensamento racista que impede as pessoas de perceberem que existem outros lugares a serem ocupados pelas mulheres negras.

7- Eu adoro quando você vem com seu cabelo preso,  parece muito mais profissional– O velho tema do cabelo e que também nos devolve a reflexão da norma e do padrão eurocêntrico para tudo que signifique superioridade, beleza e aqui profissionalismo, se entende que o cabelo crespo é feio, inadequado e quando muito “um cabelo festivo” que não estaria então adequado à práticas profissionais sofisticadas. Essa é uma excelente amostra do que as pessoas pensam dos corpos e vidas e praticas profisisonais negras, a nãos ser que vistam máscaras brancas, são inadequadas.

8- Ela é negra e mas é muito brava viu? e tem  uma insistência com essa questão racial- Vivemos em um país racista, e que as mulheres negras são maioria das pessoas sem emprego, possuem renda menor que as pessoas brancas, sofre mais violência doméstica, são maioria nos casos de violência sexual e esses são só alguns aspectos de uma vida que sempre é vivida a partir de uma meia cidadania e ainda assim., todas as vezes em que uma mulher negra se posiciona em busca de justiça social, se constrói a noção de que está em exercício uma fúria desvairada e incoerente. Uma análise rápida da vida do povo preto e em especial das mulheres negras deixa explicito que não há incoerência nem desvario na luta por justiça social

9-Mas você mora, trabalha, estuda aqui? A não ser que sejamos a Tia da Limpeza, Tia do café, Tia da arrumação  o tempo inteiro a branquitude questiona a presença das mulheres negras no espaço, porque se entende e se espera que o lugar das mulheres negras seja aqueles que a sociedade racista determina e cria eficientes mecanismos para que se garanta a alocação dessa população nesses espaços menores.

10- Ah, você é inteligente demais, nem imaginava. O que a pessoa está dizendo na verdade é: Você não é burra como eu imaginava?

Nós mulheres negras escutamos isso todos os dias, são frases que expressam um pensamento racista que nos reduz a estereótipos, que  desumaniza e nos atira em direção a um lugar subalterno. Reagir a essas frases, problematizar o conteúdo não é mimimi , é desembrulhar o presente que está sendo entregue a cada uma nós e possibilitar a cada pessoa a oportunidade de verdadeiramente lidar com o conteúdo perverso que nos está sendo entregue e nos insurgirmos contra essas representações perversas. Reagir a esses comentários significa usar nossa voz, e o incômodo é esse, uma mulher negra que fale desequilibra o jogo racista porque assume o controle da narrativa e impõe às pessoas racistas o movimento de olhar-se no espelho e talvez não gostar nem um pouco do conteúdo que vai ver….

Anúncios

2 comentários em “10 frases racistas que as mulheres negras escutam (ou denunciando o racismo e sendo acusada de mimimi)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s